Como Erradicar a Pobreza em Bacuri- MA

http://img.comunidades.net/bac/bacurigazetapopular/sunp0007a.jpg          http://img.comunidades.net/bac/bacurigazetapopular/minha_querida_bacuri.jpg

Uma das principais causas da pobreza em todo o Brasil, particularmente no Nordeste e na baixada Maranhense, em especial Bacuri- MA, é a extrema desigualdade da posse da terra. As boas terras agrícolas estão concentradas nas mãos de poucas pessoas. Mas os pequenos agricultores representam mais de 84% do setor agrícola do país, empregando aproximadamente 75% da força de trabalho rural.

A agricultura de pequena escala, conhecida como “agricultura familiar” no Brasil, produz mais de 50% do abastecimento alimentar do país e uma parte importante das exportações de alimentos.

A maioria das propriedades familiares é pequena, gera baixa renda e em geral consome cerca de metade da produção. As pessoas se esforçam para suplementar a renda com trabalho assalariado ou atividades em pequena escala, como artesanato. Em geral, o atraso das comunidades rurais é mantido por altos índices de analfabetismo devidos a qualidade e cobertura deficiente do ensino, acesso limitado a infra-estrutura e serviços básicos e mau funcionamento dos mercados financeiros rurais. Carecem de acesso a água, particularmente no interior árido do Nordeste, crédito, capacitação e tecnologias melhoradas que ajudariam a aumentar a produtividade.

Os indígenas, mulheres e jovens estão entre os grupos mais pobres e vulneráveis das áreas rurais. Cerca de 30% das famílias rurais são chefiadas por mulheres, seja porque seus maridos tiveram que migrar para outras regiões em busca de trabalho ou porque são mães solteiras. Freqüentemente, as mulheres são as únicas responsáveis pela lavoura e pela criação dos filhos. O trabalho infantil ainda é comum entre as famílias pobres no Brasil.

A redução da pobreza rural e da desigualdade social é uma importante prioridade do Governo do Brasil. Em junho de 2011, o governo lançou um ambicioso novo plano,

Plano Brasil Sem Miséria, que visa a erradicar a pobreza extrema nos próximos três anos.

Os três focos principais do plano são:

Elevar a renda familiar e assegurar que os benefícios sociais cheguem a todos os domicílios que deles necessitam;

Ampliar o acesso aos serviços públicos;

Aumentar o acesso a oportunidades de emprego e geração de renda.

O plano estenderá os programas de saúde, educação, capacitação e transferência de renda a mais de 16 milhões de pessoas que permanecem na pobreza extrema. Atividades específicas nas áreas rurais ajudarão a aumentar a produtividade, emprego e geração de renda mediante melhor acesso aos meios de produção, assistência técnica e mercados.

O plano também ajudará os pequenos agricultores fixando os preços dos alimentos e aumentando o fluxo de assistência ao desenvolvimento para as áreas mais marginalizadas.

Poderíamos implantar uma indústria de pescado em Bacuri- MA, essa é uma idéia a amadurecer na cabeça da população Bacuriense.

Ao visitar no sábado (2), a Colônia de Pescadores Z-07, no Município de Bacuri-MA. Jorge Moraes discursou falou que poderia ser implantar uma indústria de pescado.

A região tem mais de 40% de pescadores da Baixada Maranhense. Nós poderíamos implantar uma indústria aqui para agregar valor ao pescado e ajudar o pescador a não ser mais explorado. Com a indústria podemos filetarproduzir ração da carcaça do peixe, das vísceras fazer biodiesel, congelar, embalar e ganhar mercado no estado e o resto do país. Para isso precisamos aumentar a produção de peixes sobretudo na aquicultura. O Plano Safra tem recursos para financiar isso", afirmou.

 Na visita, o Enfermeiro participou da entrega de cestas básicas para pescadores carentes do município. As famílias foram beneficiadas. O Maranhão conta hoje com 33 mil pescadores profissionais. A produção atual é de 16 á 18 mil toneladas. 

Na ocasião, o Ex-prefeito Aurino, ressaltou a importância da expansão da atividade aquícola “Tenho um projetos de peixe em cativeiro e pretendo desenvolvê-los na região para aumentar a produção”, afirmou o ex-prefeito.

Outro Exemplo: Seria a implantação de uma fabrica de Velas em Bacuri-MA, veja o nosso passo a passo para montar uma fábrica de velas e obter sucesso em seu empreendimento. Verdadeiras peças de decoração, as velas invadem as festas, eventos formais, informais e estão marcando presença cada vez mais forte no mercado. Além disso, há ainda a área religiosa que usa muito o produto.

As velas podem ser artigos de luxo ou simples ornamentos religiosos: isso vai depender de qual segmento o empreendedor deseja investir. Se possível, a dica é optar pelos dois, mas lembrando que são duas formas diferentes de maquinário e vai precisar de espaço para ambos. O ramo de decoração vende bem e tem boa aceitação no mercado, assim como as velas domésticas, de uso em geral, que sempre vendem bem no nicho popular. Em vista disso, muita gente acredita que montar uma fábrica de velas é uma ótima oportunidade.

Porém, para obter sucesso em qualquer ramo, a despeito da experiência que se tenha, a prefeitura deverá buscar conhecimento sobre o negócio, pois existem mudanças que podem ser significativas em todos os setores, como mudanças quanto à produção, quanto ao produto, requisitos de qualidade e até mesmo quanto ao mercado consumidor. Para montar uma fábrica de velas, portanto, o primeiro passo é pesquisar, aprender as novas técnicas, descobrir quais os melhores processos de compra de matéria-prima e outras peculiaridades do ramo.

Para montar uma fábrica de velas conheça seus Stakeholders

Stakeholders é como chamamos o grupo de interesse na fábrica, ou seja, são os clientes, concorrentes, fornecedores, colaboradores e outros. É importante conhecer esses públicos e escutar seus clientes, para dessa forma atendê-los melhor.

Lembrando que para as fábricas os primeiros clientes são os varejistas ou atacadistas, sendo necessário que a prefeitura pesquise sobre os atacadistas ou varejistas locais que serão os primeiros a receber o produto, a não ser em casos que a empresa já inicie as atividades, atuando em outras regiões.

Este processo poderá representar uma vantagem competitiva caso o produtor de velas atue como fornecedor e seja flexível quanto à sua produção de forma que atenda às necessidades de atacadistas e varejistas, podendo ser flexível também a forma de pagamento e assim o fornecedor de velas terá um diferencial no atendimento aos atacadistas e/ou varejistas. Ouça e conheça os varejistas e com certeza a carteira de clientes será ampliada.

Localização ideal e estrutura de uma fábrica de velas

Como é uma fábrica de velas, não precisamos colocar o empreendimento tão perto da zona urbana. Pode estar localizado um pouco longe do centro comercial, onde os impostos são menores e por geração de emprego, há incentivo fiscal dos órgãos locais. O ideal é que sejam 250m², contando com a área de estocagem, atendimento, embalagem e expedição.

O seu maquinário deve ser formado por máquinas de fabricação industrial de vela, que são de custo médio, mas fabricam mais de 200 unidades a cada duas horas. Algumas opções chegam a fabricar o dobro desta quantidade em menos de uma hora, tornando a fábrica mais produtiva e quem sabe, mais viável para o investidor que tiver um bom capital inicial em mãos.

Como se fabricam velas

Para a fabricação de velas são necessários parafina, máquinas de modelagem e mobiliário como mesa e baldes. Tudo precisa ser montado de forma que seja estabelecida uma produção, ou seja, os aparelhos devem estar dispostos de modo que cada parte seja executada independentemente para que no final do processo, o produto esteja pronto e sem perda de tempo.

As velas são feitas por meio da mistura dos ingredientes derretidos em máquina específica, já que a temperatura é alta e depois é realizado o resfriamento do material para que a vela se torne sólida. O formato é dado por meio de formas pré-moldadas, que podem ter o tamanho e desenho que você quiser. Alguns fabricantes ainda trabalham o produto manualmente, mas não é recomendado dado o desperdício de tempo e material.

Viabilidade financeira para montar a fábrica de velas

Na elaboração do plano de negócios, serão descritas todas as características do negócio como o produto oferecido, concorrência, gestão a ser empregada, plano de produção, plano financeiro e outros.

O Plano Financeiro é de extrema importância para o negócio, pois proporciona a prefeitura e aos interessados uma visão de custos (investimento inicial, custos fixos e variáveis). Além disso, nesse processo será escolhido o preço de venda.

A Prefeitura também poderá calcular o retorno do investimento, através do Payback que dentro de um período escolhido calcula o retorno do investimento realizado, considerando os fluxos de caixa. A fórmula é simples:

Pay Back = Valor do Investimento / Valor do Fluxo Periódico Esperado

Investimento Inicial para a fábrica de velas

Um negócio não funciona sem o investimento inicial composto de várias despesas, portanto, é imprescindível o auxílio de um contador, lembrando que a viabilidade financeira da fábrica de velas está diretamente relacionada ao investimento inicial.

Inicie o detalhamento do investimento inicial com uma lista que contenha: investimento com instalações, com equipamentos, com veículos, materiais de consumo e gastos administrativos com abertura da empresa, tendo em mente que precisará de uma reserva para gastos não previstos e capital de giro.

Com base nesse planejamento, estima-se que o capital de investimento inicial seja de R$ 60 mil, já contando com matéria-prima,  espaço, CNPJ e materiais necessários. Estima-se um retorno menos 16 meses de todo o valor inicial investido.

Licenças necessárias para montar uma fábrica de velas

Para montar uma fábrica de velas não se esqueça de formalizar o negócio e atuar com tranqüilidade no ramo escolhido.

E após a escolha do ponto de instalação consiga todos os alvarás de funcionamento como registro na Prefeitura, entre outras. A licença de funcionamento para a fábrica de velas divide-se em três:

Licença de Instalação – procure o Órgão Ambiental da região e se informe como adquirir a licença.

Licenciamento Municipalizado – necessário para gestão de fontes poluidoras. A fábrica se submete apenas ao licenciamento ambiental efetuado pelo município.

Licença de operação – autoriza a implantação de empreendimento e contém o Projeto Básico e os Projetos de Construção/Instalação e Operação/Funcionamento.

Clientes e Preço do produto

Como fabricante você irá ganhar na quantidade e não na unidade. Supondo que uma vela seja vendida em uma loja a R$ 2, seu preço deve ser de ao menos R$ 1 para que o revendedor possa ter uma boa margem de lucro e queira revender seu produto.

A boa notícia é que seus clientes são compradores de grande quantidade como supermercados, lojas de produtos religiosos, as próprias igrejas, mercearias, mas sempre comprando nada menos que 50 pacotes por vez.

 

English text

 One of the main causes of poverty in Brazil, particularly in the Northeast and downloaded Maranhense, especially Bacuri-MA, is the extreme inequality of land ownership. Good agricultural land is concentrated in the hands of few people. But small farmers account for over 84% of the country's agricultural sector, employing approximately 75% of the rural workforce.

The small-scale agriculture, known as "family farms" in Brazil, produces over 50% of the country's food supply and an important part of food exports.

 Most are small family farms, generates low income and usually consumes about half of the production. People struggle to supplement their income with wage labor or small-scale activities such as crafts. In general, the backwardness of rural communities is maintained by high illiteracy rates due to poor coverage and poor quality of education, limited access to infrastructure and basic services and poor functioning of rural financial markets. Lack access to water, particularly within arid Northeast, credit, training and improved technologies that help increase productivity.

 The indigenous people, women and youth are among the poorest and most vulnerable groups in rural areas. About 30% of rural households are headed by women, either because their husbands had to migrate to other regions in search of work or because they are single mothers. Often, women are the ones responsible for farming and the raising of children. Child labor is still common among poor families in Brazil.

 The reduction of rural poverty and social inequality is an important priority of the Government of Brazil. In June 2011, the government launched an ambitious new plan

 Brazil Without Misery Plan, which aims to eradicate extreme poverty in the next three years.

 The three main focuses of the plan are:

 • Raise the income and ensure that social benefits reach all households who need them;

 • Expand access to public services;

 • Increase access to employment opportunities and income generation.

The plan will extend health programs, education, training and transfer of income to more than 16 million people remain in extreme poverty. Specific activities in rural areas will help increase productivity, employment and income generation through improved access to means of production, technical assistance and markets.

The plan will also help small farmers by fixing the prices of food and increasing the flow of development assistance to the most marginalized areas.

We could deploy a seafood industry in Bacuri-MA, this is an idea in the head of the mature population Bacuriense.

When visiting on Saturday (2), the Fishermen's Colony Z-07, the City of Bacuri-MA. Jorge Moraes said that could be addressed deploy a seafood industry.

 "The region has over 40% of the low lands fishermen. We could deploy an industry here to add value to fish and help the fisherman not to be further explored. With the filleting industry can produce food fish carcass, viscera make biodiesel, freeze, pack and gain market share in the state and the rest of the country. For this we need to increase production of particular fish in aquaculture. The Harvest Plan has the resources to fund it, "he said.

 During the visit, the nurse took delivery of food baskets to needy fishermen of the municipality. In all 60 families were benefited. The Maranhão now has 33 000 professional fishermen. Current production is 16 tons.

On occasion, the former mayor Aurino, stressed the importance of the expansion of aquaculture activity "projects I have a fish in captivity and want to develop them in the region to increase production," said the former mayor.

 Another example: It would be the establishment of a factory of candles in Bacuri-Ma, see our step by step to build a candle factory and succeed in your venture. Real decorative items, candles invade parties, formal events, informal and are making their presence increasingly strong market. Furthermore, there is the very area that uses religious product.

Candles can be a luxury or simple religious ornaments: it will depend on which segment the entrepreneur wants to invest. If possible, the trick is to choose between the two, but remember that they are two different forms of machinery and will need room for both. The branch decoration sells well and has good market acceptance, as well as candles domestic usage in general, we always sell well in the popular niche. In view of this, many people believe that riding a candle factory is a great opportunity.

However, to succeed in any business, regardless of experience you have, the city should seek knowledge about the business, as there may be significant changes in all sectors, such as changes to the production, as the product requirements quality and even as the consumer market. To mount a candle factory, so the first step is to research, learn new techniques, find out what the best processes of purchasing raw materials and other peculiarities of the branch.

 To mount a candle factory meet its Stakeholders

Stakeholders is what we call the group of interest in the factory, or are customers, competitors, suppliers, employees and others. It is important to know these public and listen to their customers, thus to serve them better.

Recalling that the factories for the first customers are retailers or wholesalers, so we must search the city on wholesalers or local retailers who will be the first to receive the product, except in cases where the company already start activities, working in other regions.

This may represent a competitive advantage if the producer acts as supplier of candles and be flexible regarding their production in order to meet the needs of wholesalers and retailers, and can also be flexible form of payment and so the supplier of candles have a differential in service to wholesalers and / or retailers. Hear and meet retailers and certainly the customer base will be expanded.

Ideal location and structure of a candle factory

How is a candle factory, no need to put the venture so close to the urban area. Might be located a bit far from the shopping center, where taxes are lower and employment generation, there are tax incentives of local authorities. The ideal is to 250m ², with a storage area, service, packaging and shipping.

Your machinery should be formed by industrial machinery manufacturing candle, which are average cost, but manufacture more than 200 units every two hours. Some options even make double that amount in less than an hour, making the plant more productive and perhaps more feasible for the investor who has a good initial capital at hand.

How to manufacture sails

For the manufacture of paraffin candles are necessary, modeling machines and furniture like tables and buckets. Everything must be mounted so that a production is established, ie, the apparatus should be arranged so that each part is performed independently for the end of the process, the product is ready, without wasting time.

The sails are made by mixing the ingredients melted at specific machine, since the temperature is high is performed and then cooling the material for the candle becomes solid. The format is given by means of pre-cast forms, which may have the size and design you want. Some manufacturers still work the product manually, but is not recommended because of the waste of time and material.

Financial viability to mount the candle factory

In developing the business plan will describe all the features of the product offered as business, competition, management to be employed, production plan, financial plan and others.

The Financial Plan is extremely important for business as it provides the municipality and stakeholders an overview of costs (initial investment, fixed and variable costs). Moreover, this process will be chosen the sale price.

The City can also calculate the return on investment through Payback that within a chosen period calculates the return on investment, considering the cash flows. The formula is simple:

 Pay Back = Value of Investment / Value Flow Expected Journal

 Initial investment for the candle factory

A business does not work without the initial investment consists of various expenses, so it is essential the help of an accountant, noting that the financial viability of the candle factory is directly related to the initial investment.

Start detailing the initial investment with a list containing: investment in facilities, equipment, vehicles, consumables and administrative expenses with the opening of the company, keeping in mind that need a reserve for unforeseen expenses and working capital.

Based on this plan, it is estimated that the initial investment capital is $ 60 000, now relying on raw materials, space, and materials needed CNPJ. It is estimated a return of less than 16 months the whole initial value invested.

Licenses required to mount a candle factory

To mount a candle factory not forget to formalize the deal and act calmly in the branch chosen.

And after choosing the installation point can all operating permits and registration at City Hall, among others. The operating license for the candle factory is divided into three:

installation License - look for the Environmental Agency in the region and tell how to get the license.

Municipalized License - required for management of pollutant sources. The plant is subjected only to environmental licensing done by the municipality.

 Operating license - authorizes the deployment of enterprise and contains the Basic Design and Construction Projects / Installation and Operation / Operation.

 Customers and Product Price

As a manufacturer you will gain in quantity and not in the unit. Assuming a candle is sold in a store to $ 2, the price must be at least $ 1 for the dealer to have a good profit margin and wants to resell your product.

The good news is that your customers are large quantity buyers such as supermarkets, food stores religion, their own churches, grocery stores, but always buying no less than 50 packages at a time.